logo mula cargueira

 

Introdução

A gestão da visitação de um espaço turístico - seja uma área protegida particular ou pública, deve ser cuidadosamente planejada para atingir os objectivos de conservação para os quais foi criado e, ao mesmo tempo, garantir que os visitantes tenham uma experiência de qualidade e pode atender suas expectativas. Isso é importante para estabelecer a capacidade dos locais de visitação para uso público pode suportar.

A capacidade de carga é um tipo específico de capacidade de carga ambiental e relaciona-se com o ambiente biofísico e habilidades sociais sobre turismo e desenvolvimento. Representa o mais alto número de visitante que podem usar uma área sem que ocorram danos.

Você pode definir a Capacidade de Carga Ambiental ou Biológica como a capacidade de um ecossistema para manter organismos vivos, mantendo a sua produtividade, adaptabilidade e regeneração. Ela representa o limite da atividade humana e se for excedido, o recurso irá deteriorar-se.

Capacidade de Carga de Espaços Turísticos

Existem várias metodologias para regular gestão de visitantes em áreas protegidas e dos espaços turísticos, destacando-se:

  • CCT Capacidad de Carga Turistica / Capacidade de Carga Turística

  • VIM Visitor Impact Management / Manejo do Impacto da Visitação

  • LAC Limits of Acceptable Change / Limites Aceitaceis de Câmbio (ou de Mudança)


A determinação da capacidade de carga é uma ferramenta de planejamento que proporciona uma aproximação com a intensidade do uso de áreas destinadas para uso público que apoia e exige decisões de gestão. O cálculo é feito através de um processo complexo que deve considerar uma série de fatores ecológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais.

A metodologia para o cálculo da CCT tem sido aplicada com sucesso em diversas áreas protegidas:


Capacidade de Carga Turística (CCT)


"Capacidade de Carga Turística é o número máximo de visitas num determinado período de tempo (dia, mês, ano) que uma área pode suportar, antes que ocorram alterações no meio físico e social”.                                              
(Elizabeth Boo, Ecotourism The Potentials and Pitfalls, 1990)


Tipos de Capacidades de Carga e suas Características

  • CC TJ Pack Mule fvAmbiental: o número de visitantes que pode ser acomodado antes que se iniciem os danos ao ambiente ou ao ecossistema.
  • Econômica: o número de visitantes que pode ser recebido antes que a comunidade local comece a sofrer problemas econômicos.
  • Física: o número de visitantes que um lugar pode acomodar fisicamente.
  • Operacional: o número de visitantes que podem ser atendidos pela infra-estrutura da localidade.
  • Perceptiva: o número de visitantes que um lugar pode receber antes que a qualidade da experiência comece a ser afetada negativamente.
  • Social: o número de visitantes acima das quais ocorrerá perturbação social ou prejuízo cultural irreversível.


Métodos de Cálculo de Capacidade de Carga ou de Suporte Turístico

Existem vários modelos de planejamento da recreação e de gestão dos impactos da visitação em áreas naturais de maior difusão e aplicação na atualidade.

Esses métodos, desenvolvidos a partir de 1979 pelo Serviço Florestal norteamericano (US Forest Service), quando foi desenvolvimento o método Dispersão das Oportunidades de Recreação (Recreation Opportunities Spectrum - ROS), foram adaptados ou elaborados para atender as necessidades específicas de instituiçoes e/ou países.

CC TJ cc cronologia cc ucs 1980 2015 

CC TJ cc metodos descritivos fundobranco

 

Roteiro Metodológico para o Manejo de Impactos da Visitação (ICMBio)


logo icmbio mma fundoWEBNo Brasil, em 2011, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolveu o método "Roteiro Metodológico para o Manejo de Impactos da Visitação", com enfoque na Experiência do Visitante e na Proteção dos Recursos Naturais e Culturais.

O método tem como referências os métodos:

  • CCT - Capacidade de Carga Turística em Áreas Protegidas

  • LAC - Limite Aceitável de Câmbio

  • ROS ou ROVAP  Rango de Oportunidades para Visitantes em Áreas Protegidas

  • VERP The Visitor and Resource Protection Framework

  • VIM – Visitor Impact Management.


 

Capacidade de Carga Turística (CCT)