logo programa mpe com titulos logo EcoBrasil 300x120px

Cursos MPE EcoBrasil

Histórico

Para atender aos projetos de Ecoturismo com produtos desenvolvidos em bases ambiental, econômica e social-culturalmente sustentáveis, o Instituto EcoBrasil desenvolveu e implementou um programa-piloto promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), entre 1999 e 2003, denominado “Programa de Melhores Práticas para o Ecoturismo" (Programa MPE), baseado em boas práticas.

Logo MPE pequenoEm essência, "Melhores Práticas" são formas ótimas de se executar um processo ou operação. São os meios pelos quais organizações e empresas líderes alcançam alto desempenho e também servem como metas para organizações que almejam atingir níveis de excelência. O desenvolvimento de um programa de capacitação foi a resposta à demanda por capacitação e informação especializada. O programa definiu um conjunto de "boas práticas" que servem de referência para projetos no Brasil e capacitou e treinou em destinos turísticos diversos grupos, direta ou indiretamente relacionados com turismo, meio ambiente e cultura.

 Monitores MPE, implementadores de Boas Práticas

MPE EcoturistaMochileiro fundoverde 200x300pxlsO projeto-piloto, que permitiu desenvolver e implementar o Programa MPE, capacitou duas turmas formando 22 Monitores em 2001 e 32 Monitores em 2002, durante dois meses contínuos de capacitação, com 360 horas/aula. A capacitação foi realizada na Reserva Natural da Vale em Linhares, ES.

Após a fase de capacitação, os monitores, mantidos pelo programa, foram enviados a projetos de Ecoturismo apontados pelos parceiros, para a etapa Estágio-treinamento, para aplicação de boas praticas, em 15 polos turísticos brasileiros.

O sucesso do programa se deu na combinação capacitação-treinamento, até a data inédito no país, onde as boas práticas ensinadas foram aplicadas em destinos turísticos possibilitando aos Monitores a praticar no dia-a-dia, interagindo com os atores turísticos, que por sua vez, criaram a oportunidade de ensinar e aprender de fato com a realidade.

Nestes polos, os Monitores colocaram em prática a teoria que aprenderam no curso, além de trocarem conhecimento com as comunidades locais, num processo de “Aprender fazendo” (Hands on).

mpe mamiraua trilha varzea inundada abril2012
Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá - Equipe realizando cadastramento de trilha na várzea inundada.
(Viviane Daufemback, Juliane Magagnin e Renato Scala, abril 2002) 

 

mpe MANUAL BRUSH indioturistaA combinação da Capacitação e o Treinamento prepararam equipes com habilidades e experiências variadas para atuarem multidisciplinarmente, capacitando atores locais em boas práticas operacionais. A médio prazo, essas equipes acumularam práticas e experiências de campo contribuindo para a melhoria e aumento da confiabilidade e sustentabilidade do destino turístico. As equipes, além de transmitir conhecimento, tiveram no contato com atores da ampla Cadeia Produtiva do Turismo um rico manancial de práticas tradicionais. Esse processo oferece como ferramenta interativa de aprendizado e vivência para Monitores e atores.

Os Monitores capacitados em aulas teóricas e práticas funcionam como viés para capacitação e desenvolvimento da comunidade onde farão o treinamento. Durante o trabalho de campo, portanto, praticam e aprimoram os conhecimentos adquiridos ao mesmo tempo em que capacitam e treinam as comunidades locais em melhores práticas.

Muitos Monitores, após o Estágio-treinamento, permaneceram ou retornaram aos destinos que atuaram e assumiram cargos ou foram contratados em projetos.
 

mpe itacare equipe dialogo rppn
Coordenadores do Programa MPE dialogam com proprietário da RPPN Refúgio dos Anjos e visitantes, Itacaré, BA.
(Beto Mesquita - IESB, Marcos Martins Borges - EcoBrasil e Salvador Silva - IESB, de costas)

 

Material Didático

Para a Capacitação e referência no Treinamento utilizamos o Manual MPE Funbio-EcoBrasil de Boas Práticas. O Manual MPE foi criado com o objetivo de ser utilizado nos cursos de capacitação dos Monitores MPE, em suas consultas e complementação de conhecimentos, e também de servir como material didático para os envolvidos, local e regionalmente, com os projetos conveniados nos destinos turísticos.


Objetivos dos Cursos MPE EcoBrasil

  • Capacitação e Treinamento Profissional em Boas Práticas
  • Troca e ampliação de conhecimento
  • Interação entre profissionais experientes e iniciantes
  • Desenvolvimento de Produtos Turísticos
  • Inserção no Mercado de Trabalho
  • Elaboração e implementação de Planos de Trabalho 


Justificativa

O Ecoturismo no Brasil está se consolidando como uma alternativa econômica para profissionais e comunidades que vivem em locais de peculiar riqueza natural e cultural, reunindo importantes componentes de conservação da biodiversidade.

Resultados de Pesquisas sobre a importância da Capacitação para o desenvolvimento do Ecoturismo no Brasil pelo Instituto EcoBrasil, realizadas em 1997-98 com 837 internautas, confirmados em 2003-04 com outros 962, identificou a Capacitação e o Treinamento como atividades de necessidade constante no cenário do ecoturismo brasileiro – mais de 70% de respostas apontaram neste sentido.


Públicos-alvo

  • Profissionais e empresários interessados em trabalhar e empreender no turismo;
  • Profissionais e técnicos em turismo interessados em reciclar e trocar conhecimentos;
  • Administradores e servidores públicos interessados no desenvolvimento e melhoria de seus municípios como destinos turístico.

Resultados Esperados

  • Aumento da massa de conhecimento técnico do turismo local/regional
  • Elaboração Inventários/ Diagnósticos
  • Difusão de boas e melhores práticas
  • Desenvolvimento e promoção de Produtos Turísticos
  • Oferta de Cursos / Treinamentos / Palestras
  • Apoio ao Associativismo
  • Recuperação e Interpretação de Trilhas (cursos de capacitação, treinamento, reciclagem). 

Cursos MPE Ecobrasil

Os Cursos MPE EcoBrasil podem ser ministrados para:

  • Para interessados, atendendo a calendário definido junto ao Instituto EcoBrasil, podendo ser feitos, conforme oferta, em módulos;
  • Para Polos e Destinos Turísticos regionais ou municipais, em pacote de até 360 horas-aula, subdivididos em módulos, ministrados de forma contínua (~ 65 dias corridos) ou separadamente;
  • Por escolas de turismo, interessadas em especialização em Ecoturismo e Turismo Sustentável, com foco na teoria e/ou na prática.

Informações sobre Palestras e Cursos MPE: assistente@ecobrasil.org.br   


Módulos dos Cursos MPE EcoBrasil

Notas:

  • os módulos dos cursos podem ser contratados separadamente
  • custos dependem da época e local onde os cursos serão ministrados
  • os temas podem ser ajustados para formato de palestras para apresentações em eventos ou para grupos fechados de empresas e organizações

 

mpe manual brush passeio pantanal fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M1 ecoturismosustentavel


mpe manual brush observacao natureza fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M2 turismo meioambiente

 
mpe manual brush cozinheira fundo verde  mpe manual brush pax comando na mesa fundo verde  mpe manual brush lixo no lixo fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M3 turismo populacoes tradicionais tbc


mpe manual brush hotel fachada falsa fundo verde  mpe manual brush aquecimento solar fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M4 infraestrutura servicos


mpe manual brush cavalgada fundoverde  mpe manual brush tilha trekker fundo verde  

EcoBrasil CursoMPE M5 trilhas


mpe manual brush observacao flora fundo verde  mpe manual brush observacao furtiva fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M6 atividades

mpe manual brush artesao indiopapagaio verde  mpe manual brush artesao rendeira fundo verde  mpe manual brush artesao carranca

EcoBrasil CursoMPE M7 ganhos acessorios

 

mpe manual brush equipe reuniao fundo verde   mpe manual brush captacao recurso fundo verde  mpe manual brush empresario indio fundo verde

EcoBrasil CursoMPE M8 gestao legislacao


mpe manual brush legislacao fundo verde  mpe manual brush aula alunosprofessor fundoverde

EcoBrasil CursoMPE M9 palestra miscelanea