logo estudos de caso

 

Estudos de Caso

Mochileiros / Backpackers

 

Impactos de Cruzeiros Marítimos na Ilha Grande Angra dos Reis, RJ (2009-2010)
Esse estudo foi realizado pelo consultor Roberto M.F. Mourão no final da temporada de cruzeiros 2009-2010, na Vila do Abraão, na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. A análise serviu para subsidiar a sustentabilidade ambiental e socioeconômica da atividade em pequenas comunidades ou ilhas, em geral com infraestrutura urbana e turística limitadas.


Pesca Esportiva no Médio e Alto Rio Negro
(2003)
Esse estudo baseia-se em pesquisas e informações levantadas para o portfólio de Estudos de Caso do Programa MPE Funbio-EcoBrasil, no início de 2003 pelo biólogo Krüse Zeinad e consultor Roberto M.F. Mourão, coordenador do estudo e diretor técnico do Programa MPE. O trabalho tem como área focal o Médio e Alto Rio Negro, em especial a região do município de Barcelos.


Relatório do Turismo na Ilha Grande
 (2002)
A Ilha Grande encontra-se no litoral sul fluminense, sendo parte do município de Angra dos Reis. É um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, apresentando uma diversidade considerável de fauna e flora, apesar de uma parte significativa da vegetação ser mata secundária. Possui mais de 100 praias, sendo algumas inabitadas, cachoeiras, mirantes e picos com até 1.000 m de altitude. Esse estudo é resultante de trabalho de estágio-treinamento de equipes de monitores do Programa MPE Funbio-EcoBrasil.

Programa Melhores Práticas para o Ecoturismo - Programa MPE (2001-2003) 
O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), dentro dos marcos de sua missão institucional de conservar e dar uso sustentável à biodiversidade, visando ações futuras, contratou em 1999 estudo com o objetivo de analisar e obter subsídios sobre ecoturismo e turismo sustentável à luz do vigente cenário das políticas nacionais, agentes financeiros, recursos disponíveis e perspectivas do setor; buscando saber quais ações e áreas prioritárias necessitavam de complementação e, especificamente, qual seria seu papel no cenário de um turismo responsável no Brasil. Como resultado deste estudo, foi implementado o mais completo e eficaz projeto de capacitação e treinamento até essa data realizado no Brasil: o Programa de Melhores Práticas para o Ecoturismo (Programa MPE).

Análise da Viabilidade da Pesca Esportiva no Rio Calçoene, Amapá (1999)
O Rio Calçoene, localiza-se ao norte do Estado do Amapá, nasce na Serra Lombada, no município de Calçoene, percorre totalmente o município, e, seguindo a direção oeste-leste, desagua no Oceano Atlântico.

Plano Diretor de Turismo da Ilha Grande (1997)
Elaborado por Tangará Serviços em Meio Ambiente e Turismo

Análise de Viabilidade do ecoturismo da Floresta Nacional de Ipanema (1997)
A presente análise técnica foi elaborada pelo consultor Roberto M.F. Mourão, por demanda do Sr. Eduardo Martins, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em fevereiro de 1997, com a finalidade de analisar preliminarmente a viabilidade do uso ecoturístico das floresta nacionais, iniciando a análise pela Flona de Ipanema.


Projeto de TAMAR Tartarugas Marinhas (1980-data)
A partir de denúncias, inclusive internacionais, o IBAMA criou em 1980 o Projeto Tamar, com a finalidade de preservar as espécies de tartarugas que desovam no litoral brasileiro e que corriam o risco iminente de extinção. Para se ter uma idéia da importância deste projeto, das oito espécies que habitam os mares do planeta, cinco freqüentam o litoral brasileiro na época da desova.