logo mula cargueira

 

Estudos de Caso

Capacidade de Carga Turística (CTT)

 

macuco logo icmbio macuco logo parna iguacu   macuco logo unesco        

 

Trilha do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu

por AMBIENTAL Consultoria
       Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, consultor 

 

Histórico

macuco logo macuco safariA presente determinação de Capacidade de Carga Turística da Trilha do Macuco ocorreu em fevereiro de 2001, por demanda da revisão do plano de manejo do parque e da eminente publicação do edital de concessões do parque, que veio a ocorrer em 2012. 

O tradicional produto turístico Macuco Safari, que vinha há anos sendo operado, com sucesso, pela empresa Ilha do Sol Agência de Viagens, tinha uma operação 'intuitiva', mas com segurança e dentro da viabilidade financeira. 

Porém necessitava de ser avaliada sua operação e seu impacto ambiental, assim como eventuais danos, uma vez que sabemos que toda operação turística acarreta impactos e precisamos saber se ocorrem danos. Caso ocorram, deve-se saber se os eventuais danos são mitigáveis ou refersíveis pois, caso contrário, a operação tem de ser interrompida ou modificada.


macuco mapa cataratas do iguacu

 

Concessão

A empresa Cataratas S.A. venceu a concorrência pública aberta pelo Ibama, em 1998, para implantar infraestrutura de apoio, que visa oferecer mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes e ao mesmo tempo fomentar a educação ambiental em uma das maiores unidades de conservação de proteção da Mata Atlântica no Brasil.

A concessão consiste na liberação para o aproveitamento econômico de áreas específicas; são elas:

  • Centro de Visitantes
  • Porto Canoas
  • Naipi
  • Tarobá
  • além de implantação do sistema de transporte no interior do parque.


O Produto Turístico Macuco Safari

cct macuco inflavel macucoO produto turístico Macuco Safari é constituido, principalmente, pelo passeio de barco inflável pelas corredeiras do Canyon das Cataratas.

O percurso entre o prédio da Recepção e o píer de embarque é feito por carretas tracionadas por veículo elétrico, com caminhada, opcional, pela Trilha do Macuco. Nesses trechos, tanto sobre as carretas como caminhando pela trilha, é feita a interpretação da mata pelos guias com velocidade e detalhamento em função do horário e fluxo de visitantes no pier.

Ou seja, em dias de muito movimento os trechos são percorridos em velocidade que permite 'desafogar' o passeio nos barcos infláveis no canyon. Se o fluxo de visitantes é alto, demora-se mais a chegar ao píer, incluindo a caminhada na trilha. Caso contrário, suprime-se a caminhada.


A Trilha do Macuco

Como vimos, a Trilha do Macuco funciona como uma 'válvula de fluxo de visitantes', uma vez o interesse maior dos turistas é o passeio de barco no canyon. Ou seja, se na operação embarque/desembarque no cais do Rio Iguaçu há sobrecarga, atrasos ou algum imprevisto, os guias são orientados a aumentar o tempo de percurso na Trilha do Macuco.

 

Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu 


Assuntos Correlatos / Para saber mais 

Conceitos

Estudos de Caso

Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways

Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty (proposta)

Trilhas de Longo Percurso

Caminhos de Santiago de Compostela

Trilha Transcarioca

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

Trlhas Off-road / Overland Travels

África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86

Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download) 

 
Campings