logo UNESCO World Heritage Convention

 

Relatório recente do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) revela que quase metade de todos os Patrimônios da Humanidas Naturais UNESCO do mundo estão ameaçados por atividades industriais.

Os locais enfrentam riscos relacionados à exploração de gás e petróleo, extração ilegal de madeira e mineração, apesar da reputação Muitas vezes, eles são fontes vitais para a vida das pessoas locais e meio ambiente.

Os sítios de Patrimônio Natural UNESCO ajudam o desenvolvimento econômico e social das regiões ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente, de acordo com estudo  elaborado pela Dalberg Global Development Advisors. Que os autores eram 114 sítios naturais e mistos em cada 229 estão sob a ameaça de alguma atividade industrial prejudicial.

O WWF destacou que amoras de 11 milhões de pessoas dependem de sítios do património mundial em relação à sua comida, água, abrigo e remédios. Assim, as atividades industriais que afetam os sítios também impacto na vida dessas pessoas.

O estudo "Protecting People through Nature: Natural World Heritage Sites as Drivers of Sustainable Development (Proteção de Pessoas através da Natureza: Sítios de Patrimônios Natural Mundial da Unesco como Motores do Desenvolvimento Sustentável), destacou que 90% dos sítios do Patrimônio Mundial Natural proporcionar empregos e benefícios para as pessoas muito além de suas fronteiras. 

Sítios ameaçados por atividades industriais prejudiciais e população dependente desses sítios.
Região Número Total de Sítios Número de Sítios Ameaçados População Dependente dos Sítios
Pacífico e Asia Oriental 55 30 (55%) 7.000.968
Europa e Asia Central 54 16 (30%) 353.674
América Latina e Caribe 41 22 (54%) 1.357.348
Oriente Médio e Norte da África 5 2 (40%) 47.530
América do Norte 20 7 (35%) 37.478
Sul da Asia 12 7 (58%) 714.205
Africa Sub-saariana 42 30 (71%) 1.783.544
Totais 229 114 (49%) 11.294.544
Fonte: Protecting People through Nature: Natural World Heritage Sites as Drivers of Sustainable Development

 

O relatório revelou também que mais de 20% destes patrimônios naturais mundiais estão ameaçados por várias atividades industriais nocivas.

A Barrier Reef Reserve System Belize, por exemplo, está em risco de desmatamento em grande escala de manguezais, construção costeira, exploração de petróleo e de práticas agrícolas prejudiciais. Estes perigos impacto 190.000 belizenses, ou seja, metade da nação.

No relatório, a WWF orienta as empresas privadas a evitarem atividades que põem em risco os sítios do Patrimônio Mundial Natural. Da mesma forma, eles pedem a empresas e governos para não financiarem projetos que envolvam atividades industriais nocivas nos locais indicados.

noticias illegal mangrove development
Desenvolvimento costeiro destruindo manguezais e recifes de coral.

 

 

Veja noticia sobre o estudo: Patrimônios Mundiais Ameaçados (WWF) (inglês)

Veja o estudo: (inglês)
Protecting People through Nature: Natural World Heritage Sites as Drivers of Sustainable Development