Colorado Rockies Mountaineering © www.outwardbound.org
 
Montanhismo é um termo genérico relacionado com toda a atividade ligada com a montanha, pois que etimologicamente provém de: montanha + ismo.
 
Num contexto esportivo, o montanhismo designa a prática de toda a atividade de marcha em condições de média montanha, ou seja até 2 500 m e é assim considerado um esporte ligado ao ecoturismo e de aventura.
 
O Montanhismo não deve ser assim confundido com o Alpinismo que exige uma muito boa condição física, um equipamento de montanha apropriado, uma técnica de progressão que lhe é própria, e necessita a presença de um guia para escolher o trajecto e assegurar a cordada.
 
© Union of International Mountain Leader Associations UIMLA
 
Guia de Alta Montanha
 
Os guias de montanha austríacos Anselm Klotz (esquerda) e Josef Frey (direita), século XIX.
 
Um Guia de Montanha ou Guia de Alta Montanha é um montanhista profissional que conduz um indivíduo ou um grupo através das montanhas, em simultâneo com o ensino e treino desportivo em atividades relacionadas, proporcionando segurança ao praticante de montanhismo. Geralmente é certificado através de uma associação de montanhismo.
 
Capacidades
 
Os Guias de Montanha têm normalmente capacidades para a escalada, esqui e trekking (caminhada), sobre rocha, neve ou gelo. Têm se ser capazes de compreender e prever os efeitos do tempo atmosférico, de se orientarem, avaliarem perigos e ter noções de saúde e socorrismo, tanto a nível teórico como prático.
 
Além de zelar pela segurança, os guias de montanha profissionais frequentemente oferecem outros serviços desejáveis para os seus clientes. Estes serviços podem melhorar significativamente a experiência, especialmente quando o cliente montanheiro tem tempo ou equipamento limitado, carece de um companheiro qualificado ou está visitando uma zona que não lhe é familiar. 
 
Estes serviços adicionais poderão incluir:
 
  • Conhecimento local preciso de rotas de montanha, tempo atmosférico, condições da neve ou gelo, conhecimentos sobre os glaciares;
  • Formação específica em capacidades como esqui-alpinismo, atenção a avalanches, escalada na rocha, escalada no gelo, orientação na montanha e adequado uso de instrumentos de montanha como piolets, crampons, cordas, ou aparelhos de procura em avalanchas, etc.;
  • Capacidade de contactar helicópteros para acesso remoto a locais de esqui-alpinismo ou heliesqui;
  • Acesso prioritário meios de subida mecânica;
  • Por vezes, acesso mais imediato a lugares de visita limitada como os Parques Nacionais dos Estados Unidos.
 
Certificação
 
Os Guias de Montanha são empregados ou contratados por grupos ou indivíduos no contexto de expedições de montanhismo ou prática de desportos de inverno, devendo ser certificados por instituições ligadas à Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha (International Federation of Mountain Guides Associations - IFMGA).
 
A certificação é feita através de um rigoroso processo de exame que abarca a escalada em rocha, a escalada alpina e o montanhismo em esqui. Dura tipicamente entre 3 e 7 anos a formação dos guias de montanha, e a certificação exige um alto nível de compromisso, dedicação e habilidades técnicas.
 
Organização
 
Os guias de montanha organizam-se normalmente em associações nacionais e internacionais. A maior organização internacional é a Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha, sediada em Gstaad, Suíça.
 
A qualificação internacional dos guias está reconhecida pela União Internacional de Associações de Guias de Montanha - UIAGM, com sede em Gstaad, Suíça e a União Internacional de Guias Acompanhantes de Montanha - UIMLA (Union of International Mountain Leader Associations UIMLA)
 
 
© Union of International Mountain Leader Associations UIMLA