Trilhas logo new

Organização e FotosRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                                         Albatroz Planejamento 


Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso


Off-road Overland Travels


Off-road Overland Travels ou, simplesmente, Overlanding, viagens que podem durar de uma a 36 semanas, é uma forma de viajar por um roteiro que utiliza um misto de estradas e trilhas em travessias por percursos pouco percorridos, com a possibilidade de ver costumes, realidades, bem como os destaques de uma região, país ou um continente, fugindo da "trilha turística", onde "o mantra é a jornada, não apenas o destino".

overland the sheltering skyNo filme "O Céu que nos proteje" (The Sheltering Sky), do diretor Bernardo Bertolucci, uma novela que passa logo após o final da 2ª Guerra Mundial, os protagonistas Kit (Debra Winger) e Port (John Malkovich), um casal de americanos que vive em Nova York, viajam para a África. Tunner (Campbell Scott), um amigo do casal e turista os acompanha. Kit e Port esperam que novas experiências lhes dê um novo rumo na vida, reconstrua o amor e preencha suas vidas vazias, pois a relação está em crise e se algo não acontecer o casamento tende a acabar.

Eles não se consideram turistas mas viajantes, pois o turista quando chega já pensa em voltar, enquanto o viajante pode nem voltar. Pois esse é o espírito que move quem opta pelas overland trips, percorrendo trilhas em destinos inóspidos, distantes e, na maioria das vezes, exóticos, em busca de aventuras, experiências e aprendizado.

A cada dia, cresce o número de viajantes que buscam trazer algo na volta de suas viagens, sem a futilidade dos shoppings e malls e das selfies defronte a 'cartões postais'.

Viajando Overland

overland africa australian truckNo entanto, ao viajar 'overland' em jeep 4x4, solo ou em caravanas ou, ainda, em grupo, em caminhões 4x6,  propositadamente, as trilhas pelas quais se viaja, ficam sob a pele dos viajantes. Você pode ser convidado por pessoas locais, atravessar densas florestas, visitas aldeias remotas, em experiências únicas, em geral memoráveis.

Não se trata de se acomodar na poltrona junto a janela e apreciar a paisagem. Esse tipo de viagem consiste num verdadeiro "raly" com diversas atividades: caminhadas, escaladas, canoagem, cavalgadas, observação da natureza, vida silvestres, pra citar algumas.

Empresas especializadas operam viagens pela África, Ásia, Américas, ou de onibus 'double deck' pela Europa. Há roteiros breves de uma semana pelo Marrocos, 23 semanas de Londres a Nairobi, com extensão Nairobi-Katmandu, totalizando 36 semanas. Londres sedia as mais tradicionais e especializadas agências overland tais como Dragoman, Exodus Travels, Tucan Travel.

overland rm big bear cookingEssas viagens são sobre a oportunidade de compartilhar ótimas experiências com pessoas de mentalidade afim, e seus companheiros são parte da aventura como os locaias pelos quais você está viajando.

Os grupos frequentemente têm pessoas de diferentes idades, nacionalidades e a maioria das pessoas tem uma atitude ampla em relação ao mundo que as rodeia. Amizades ao longo da vida são forjadas nessas jornadas, com até ocasionais casamentos.

Estes não são "apenas passeios turísticos" - há muitas atividades diferentes a se envolver ao longo do caminho. Muitas vezes, há longos trechos a percorrer a bordo dos veículos, mas sempre há muito tempo para saltar do caminhão, caminahr e explorar. 

Em uma viagem overland você é mais do que apenas um passageiro - você faz parte de uma equipe! Todos na jornada se envolverão para ajudar na montagem de acampamentos, levantar  barracas ou pendurar redes, comprar comida e cozinhar. Existem outras responsabilidades grupais que fazem parte do estilo de um 'estilo de vida intenso', como coleta de água e lenha, manutenção e limpeza do(s) veículo(s).

overland truck yelowCamping e hotéis

Dependendo da rota que se viaja, o alojamento ou hospedagem pode ser em hotéis, albergues, pensões familiares e acampamentos equipados ou selvagens em áreas remotas.

Pode-se ficar em um hotel uma noite, confortávelmente e, em seguida, acampar nas areias do deserto da Namíbia.

Liberdade para sair da "trilha batida"

Apesar de cuidadosamente planejadas por quem já fez as rotas anteriormente, as viagens são projetadas para oferecer liberdade.

Muitas das rotas possuem um grande grau de flexibilidade, em vez de uma estrita pontualidade ou mesmo um itinerário previamente estabelecido mas conforme surgem alternativas ou quando algum imprevisto ocorra, como pode acontecer quando, p.ex., em uma rota que cruze o continente africano irrompa uma guerrilha.

Contando com o próprio veículo, geralmente não se fica restrito ao itinerário inicial, podendo-se alterar o cronograma, de acordo com as circunstâncias locais - como ocorreu com o grupo da Long Haul Expeditions que no trecho Chade-República dos Camarões, em 1985 (ver ).

Os veículos permitem sair das pistas pavimentadas e tomar a estrada de terra opcional. Pode se ter uma jornada de 3 dias através das desafiadoras estradas de terra do Altiplano boliviano, assumir o vasto potencial off-roading na Mongólia, ou talvez uma viagem fora da programação para visitar uma aldeia no deserto do Saara.


Interação e envolvimento com a comunidade local

overland shake hands trucksSempre se procura envolver comunidades locais nas viagens, quer visitando-as, assistindo danças, festas, rituais, ou, ainda adquirindo víveres ou artasanato. 

Você pode se encontrar hospedado em uma aldeia quechua tradicional no Peru, aprendendo a cozinhar comida indiana em Darjeeling, montando cavalos com pastores na Mongólia ou ajudando a reformar uma escola em Gana.

Sempre haverão oportunidades para conhecer os moradores nas viagens.

Equipe Overland

Os líderes e condutores de viagem, treinados e experientes, são apaixonados por viajar e garantem que a jornada seja segura e agradável.

Na África Oriental e Austral, geralmente se tem 2 tripulantes "ocidentais" e 1 da equipe local. Na maior parte da Ásia Central ou do Sudeste, geralmente são 2 tripulantes "ocidentais" e 1 tripulante local. Na América do Norte, Central e do Sul, na Índia, na África Ocidental e na Rota do Nilo, se tem uma equipe de 2 pessoas, auxiliada por guias locais ao longo do caminho.

Os tripulantes normalmente se alternam na direção, sendo que pelo menos um deles fala idiomas regionais, auxiliados pelos guias locais, que muitas vezes são cozinheiros. Muitas vezes, nas viagens mais baratas, o viajantes cozinham, alternadamente, ou seja, se são 14 viajantes, 2 cozinham para os demais 12 + a tripulação a cada 7 dias, em rodízio.

 

 

África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86

Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download)


Trlhas Off-road / Overland Travels

 

Trilhas