Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

  

Estudos de Caso

Trilhas para Estudos e Pesquisa

Estación Biológica La Selva, Costa Rica


Antecedentes

trilhas logo organizacion estudios tropicalesEm maio de 2005, liderando um grupo de empresários brasileiros de ecoturismo, em viagem técnica de benchmarking à Costa Rica, conduzidos pelo consultor Roberto M.F. Mourão, da Albatroz Planejamento, com apoio local da consultora Ana Baez, da Turismo & Conservación Consultores, que ajudou a definir e implementar a agenda da viagem, visitamos a Estación Biológica La Selva, gerida pela ong Organización para Estudios Tropicales (OET), un consórcio sem fins lucrativos de mais de cinquenta universidades, colégios e instituições de pesquisa de todo o mundo.

logo excelencia em turismo webEssa viagem foi promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, no contexto do projeto-piloto Excelência em Turismo, Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais, projeto idealizado por Roberto M.F. Mourão, que conduziu as duas primeiras viagens-piloto à Costa Rica (maio 2005) e ao Peru (junho 2005).

Além desses destinos turisticos, na fase piloto do projeto foram realizadas viagens à Argentina (pesca esportiva); México (mergulho autonomo / scuba diving); Nova Zelândia (turismo de aventura) e Espanha (turismo cultural).

Devido ao sucesso dessas experiências, o projeto promoveu viagens a outros países nos anos seguintes e foi ampliado com uma versão de viagens a polos turisticos nacionais denominado Projeto Vivências Brasil, Aprendendo com o Turismo Nacional.


Estación Biológica La Selva


trilhas tucan pico iris rainbow billed toucan Ramphastos sulfuratus la selva costa rica xlA Estación Biológica La Selva é uma estação de pesquisa de ecologia tropical localizada em Puerto Viejo de Sarapiquí, no norte da Costa Rica.

A Estação faz parte de uma área protegida maior - a Zona Protectora La Selva.

A reserva presta um serviço de importância mundial para pesquisas tropicais. Localizado nas terras baixas do Nordeste da Costa Rica, La Selva inclui uma reserva natural que protege cerca de 1.600 hectares de floresta tropical primária.

(foto acima: tucan-pico-iris, rainbow-billed-toucan, Ramphastos-sulfuratus)

A floresta está cercada por pastagens de fazendas e outras áreas abertas, a sudeste da cidade de Puerto Viejo de Sarapiquí, entre os rios Puerto Viejo e Sarapiquí, nas terras baixas do norte da Costa Rica, a uma altitude de 37 metros acima do nível do mar. 

trilhas poison daret frog Oophaga pumilio la selva costa ricaCosta Rica é conhecida pela possibilidade de observação da vida silvestre, onde é possível avistagem de aves, mamíferos e répteis, mas a umidade e a chuva quase constante da maioria das florestas costarriquenhas são o habitat ideal para outra classe de animais: os anfíbios.

Anfíbios não devem ser confundidos com répteis como lagartos e cobras, os anfíbios mais comuns na floresta são sapos e rãs. Eles podem ser vistos ao caminhar pelas trilhas assim como em ranários adaptados para educação ambiental e turismo (p.ex. Frog Pond, em Monteverde).

(foto acima: rana-de-punta-de-flecha-roja, strawberry-poison-dart-frog, Oophaga pumilio)

La Selva foi criada em 1954 pelo Dr. Leslie Holdridge, que dedicou sua fazenda à experimentação com plantações consorciadas para a melhoria da gestão dos recursos naturais.

trilhas research treemark tag la selva costa ricaEm 1968, a propriedade foi comprada pela Organização de Estudos Tropicais e declarou uma estação e reserva biológica privada. Esta estação é um dos maiores geradores de informações sobre a floresta tropical, graças às diferentes investigações que são realizadas, cada ano.

A reserva tem uma ampla rede de trilhas para se apreciar a floresta tropical, assim como permitir prioritariamente a circulação de pesquisadores e estudantes em pós-graduação de todo o mundo.

Porém, o uso das trilhas é tão intenso por pesquisadores e ecoturistas que muitas foram pavimentadas em concreto, e que, ao percorrê-las, nota-se ao longo sinalização colocadas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado.

trilhas research students la selva costa ricaEstudantes de pós-graduação tomam notas ao longo de trilha pavimentada em concreto, Estación Biológica La Selva, Costa Rica.  

trilhas ecoturistas caminhando la selva costa rica      trilhas guia ecoturistas la selva costa rica
Ecoturistas caminhando em trilha em concreto e recebendo informações de monitor da Estación Biológica La Selva. 

trilhas birder sobre ponte pensil la selva costa ricaObservador de aves fotografando sobre ponte pensil, Estación Biológica La Selva, Costa Rica.
A ponte, além de servir de passagem, permite observar a floresta ao nível da copa das árvores.
Cerca de 70% da vida na floresta acontece ao nível das copas das árvores.

 

 

Trilhas