Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Apallachian Trail / Trilha dos Apalaches 

Coisas a saber antes de caminhar nos Apalaches

appalachian trekkers familyAntes de enfrentar mais de 2.000 milhas da maior trilha de caminhadas do mundo, leia isso.

A Trilha dos Apalaches pode ser a melhor rota de caminhadas de longa distância em todo o mundo.

Todos os anos milhões de pessoas percorrem pelo menos uma parte da trilha, com apenas uma fração daqueles que andam por todo o seu comprimento.

Aqueles "thru-hikers" aprendem muito durante os primeiros dias de sua jornada, e a maioria dirá que não há como se preparar completamente para o desafio de andar de ponta a ponta AT, além de simplesmente fazê-lo.

Ainda assim, aqui estão algumas pérolas de sabedoria que podem prepará-lo para enfrentar os desafios futuros.


Quando começar e qual direção ir

Uma das maiores decisões que você precisa tomar é quando começar a caminhar na Trilha dos Apalaches e a direção a seguir.

appalachian hiking gear backpacking womenEssas duas questões estão intimamente relacionadas, já que a época do início da sua caminhada pode determinar se você viaja de norte a sul ou vice-versa.

De um modo geral, a maioria dos caminhantes começa na trilha mais ao sul localizada na Montanha Springer, na Geórgia. Isso é porque a seção mais a norte da AT, que termina no Monte. Katahdin no Maine, é amplamente considerado como a parte mais difícil de toda a caminhada.


Viage Leve /  Light ... Mas não muito leve

appalachian tent snow nightA caminhada ultraleve é ​​toda a fúria nos dias de hoje, e todos estão procurando maneiras de cortar kilos de suas mochilas.

Isso ajuda você a viajar mais rápido e reduz o desgaste no seu corpo ao longo dos dias ou semanas que você passará na trilha.

Mochilas leves, tendas, sacos de dormir e fogões ajudaram muito neste esforço. É possível andar todo o comprimento dos Apalaches com uma carga de menos de 12 kilos (25 libras), dependendo de quão experiente e aventureiro você é, você pode até mesmo ir com menos.

appalachian tent hamock on tree woodsMas é bom trazer alguns 'luxos' com você, mesmo que ele adicione um pouco de peso. Por exemplo, uma cadeira de acampamento leve parecerá uma confortável cadeira reclinável no final de um longo dia, enquanto uma pequena cafeteira italiana apenas pode fazer o tirar do saco de dormir pela manhã um pouco mais facilmente.

Sim, os verdadeiros caminhantes ultraleves zombarão desse conselho, mas o resto de nós agradecemos alguns confortos de criaturas simples quando as coisas não estão indo no nosso caminho.


É possível caminhar de ponta a ponta sem levar uma barraca

Deseja diminuir um pouco de peso extra do seu pacote? Tente caminhar pela AT sem uma barraca.

appalachian RoaringForkShelterNão é amplamente conhecido, mas a trilha tem mais de 250 cabanas localizadas ao longo do seu percurso, todas as quais podem ser usadas gratuitamente.

Esses abrigos foram construídos para ter uma caminhada de aproximadamente um dia, embora a distância entre eles varie às vezes.

Em teoria, a trilha deve ter uma cabana a cada 12 km (8 milhas), mas, na realidade, elas podem realmente estar a até 20 km (30 milhas) de distância, dependendo do terreno e da localização da água potável.

Ainda assim, se você sabe o quão longe você tem que ir para a próxima cabana e planejar de acordo, você pode deixar sua barraca em casa.

 
Teste seu equipamento antes de ir

A Trilha não é um lugar para testar novos equipamentos. Nem em outras trilhas.

appalachian large backpack.emptyCertifique-se de que todo o seu equipamento esteja testado antes de partir em sua caminhada - sobretudo suas botas que devem estar "amaciadas" ou "quebradas" - bolhas podem ser a perdição de sua existência na trilha.

Se você puder, faça uma caminhada com mochila de fim de semana em uma trilha local para garantir que tudo atenda às suas expectativas.

Especialmente sua barraca, saco de dormir e equipamento de chuva. Esses são itens que são cruciais para o seu conforto a longo prazo, então você vai querer ter certeza de que não haverá falhas inesperadas.

Fique em forma antes de pegar a trilha

appalachian get fitPercorrer a AT é cansativo, especialmente no início, e no final da maioria dos dias, você vai querer montar acampamento e ir dormir.

Ao longo do tempo, seu corpo vai se acostumar com as demandas das trilhas e você não pensará duas vezes antes de percorrer  longos trechos a cada dia.

Você pode economizar muito sofrimento se você entrar em forma antes de começar sua caminhada.

Nas semanas que antecedem a caminhada, dirija-se às trilhas locais e caminhe carregando uma mochila completa. - e tenha certeza que esse treinamento lhe ajudará a se ater ao esencial.

Alternativamente, misture algumas corridas e ciclismo, pois essas atividades não só criarão força cardiovascular, mas também músculos das perna mais poderosos.

Quando você entrar em sua caminhada, você estará muito mais preparado para o que a trilha lança em você.


Você encontrará mais carros do que você espera

appalachian panorama Bear Mtn BridgePanorama Bear Mountain Bridge, sobre o Rio Hudson, com 4,8 km de extensão, 110 m de altura, 47 m livres sobre o rio.

Embora seja verdade que a Trilha dos Apalaches atravessa algumas das áreas mais remotas do leste dos Estados Unidos, também atravessa mais estradas do que você poderia esperar ao longo do caminho.

Não fique muito surpreso quando você de repente - e de forma inesperada - encontra-se ao lado de uma rodovia ocupada esperando um momento oportuno para atravessar. Isso ocorre com mais frequência do que você pensa e, embora possa interromper a ilusão de caminhadas por uma região selvagem ininterrupta, é parte da vida na AT.

Além disso, algumas dessas estradas irão sempre levar a uma cidade próxima, onde você pode encontrar um lugar para reabastecer, ou até mesmo se tratar de um luxo ou dois que você perdeu antes de retomar o percurso.

Você vai subir e descer - muito

appalachian trekkers on trail upO ponto mais alto ao longo da Trilha dos Apalaches é encontrado perto da Cúpula de Clingman nas Great Smoky Mountains no Tennessee.

Lá, os caminhantes subirão a uma altura de 2.020 m (6.625 pés). Isso não soa muito quando você considera todos os picos de 1.200 m (14.000 pés) no oeste americano, mas porque cordilheira da AT quase segue das Montanhas dos Apalaches, há muito ganho e perda de elevação ao longo do caminho.

A quantidade total de escalada para toda a rota de mais de 2.000 milhas é de aproximadamente 157.000 metros (515.000 pés0, ou o equivalente a ir ao topo do Monte Everest mais de 17 vezes.

Em outras palavras, não espere muitas seções planas, porque você vai subir ou descer a maior parte do caminho. Ao treinar para a caminhada, certifique-se de preparar um terreno semelhante.

Cuidado com os ursos

A vida selvagem é comum ao longo da trilha, e não é incomum encontrar cervos, esquilos, cobras, guaxinins e inúmeras variedades de pássaros.

appalachian bear great smoky mountains npA maioria desses animais correrá sem dar uma segunda olhada, mas a única coisa com a qual você precisa se preocupar são os ursos - embora provavelmente não pelas razões que você poderia esperar.

O urso preto encontrado tende a ser tímido e não agressivo na maior parte, geralmente fugindo ao ouvir som dos caminhantes que se aproximam.

Mas eles também não hesitarão em vagar em seu acampamento à noite em busca de comida se estiver disponível.

Para evitar a limpeza de sua despensa por um visitante faminto (e feroz), certifique-se de usar um recipiente "anti-urso" para armazenar toda a sua comida com segurança. Antes de dormir, pendure-a alto no ramo de uma árvore onde esteja fora do alcance dos ursos.

Sete regras para acampar a salvo dos ursos

  1. appalachian bear camping tentExistem cerca de 5 mil ursos nas florestas da Geórgia - você está jogando na quadral deles. Não fique só se um urso vaguear perto de seu acampamento em sua floresta.

  2. Não importa quantos filmes Spiderman, Dirty Harry ou Terminator você assistiu, os ursos são mais propensos a comê-lo do que você deve comê-los. Se você deve lutar por sua vida, lute pela sua vida.

  3. Há dois níveis de domador de leões: profissional e gravemente ferido. Não há muitos alimentadores de urso profissionais, então espere ser gravemente ferido se você tentar compartilhar um bocado com um urso. Acostume-se a ser chamado de "sobrevivente", se você sobreviver.

  4. Não durma com os restos de comida na sua barraca. O urso pensará que você é um sanduíche com todos os acompanhamentos. A comida na sua tenda é isca de urso.

  5. Não deixe alimentos, bebidas, refrigeradores ou lixo fora ao ar livre. Aromas de coisas como pasta de dente, desodorante e sabão podem atrair ursos - e não de boa maneira.

  6. appalachian bear cantiner fruitsAo acampar na floresta, coloque alimentos e itens perfumados dentro de uma mochila e pendure-os fora do alcance dos ursos e outros animais selvagens, pelo menos a 3 metros do chão e a 2 metros do tronco da árvore. Melhor ainda, se você estiver acampando em locais com ursos, use um recipiente "anti-urso" (bear canister).

  7. Se você se confrontar com um urso grande e irritado, é melhor salvar sua vida do que divertir-se com sua melhor representação de kung fu. Isso só funciona nas piadas. Evite contato visual e, lentamente, afaste-se. Ou... abane os braços e as pernas, pule para cima e para baixo e grite o mais alto que puder. Como último recurso, lembre-se: você não precisa superar o urso - apenas seu parceiro mais lento.


appalachian naked hikerCaminhantes Pelados / Naked Hikkers - 21 de junho

Em comemoração ao solstício de verão, 21 de junho foi declarado Naked Hiking Day.

Se você encontrar-se no Apalaches naquela data, é provável que você possa encontrar alguns caminhantes que estão observando a tradição.

Não fique alarmado - é tudo bem divertido, embora possa ser um pouco surpreendente no início.

Claro que essa tradição não é específica para a comunidade AT. Os entusiastas pra todo o lado celebram o dia mais longo do ano, se livrando de suas típicas "prisões de lã e sintéticas".

Uma das muitas razões pelas quais as pessoas se encontram vagando na floresta é encontrar uma fuga. Eles querem sair da monotonia da sociedade para se sentir livre e se conectar com a natureza.

E se você decidir se juntar à trradição, certifique-se de usar protetor solar...