logo camping fundoTRANSP


 CC TJ camping trilha inca tentsCamping organizado por operadores credenciados, Huayllabamba, Trilha Inca, Peru.


Hospedagem


Campings
 

Infraestrutura de Campings / Recomendações 

No Brasil não há legislação ou normas específicas de implementação e operação de campings. O que se encontra são regras de associações ou de campings, em gerais comportamentais para uso de suas infraestruturas.

camping icon collection 1 mapaÉ importante a elaboração de um projeto de lei, com as normas básicas, que incluissem temas relativos a:

  1. meio ambiente / mínimo impacto ambiental

  2. equipamentos e facilidades: espaço para barracas, cozinha, sanitários, lazer, etc.

  3. implantação e uso do solo

  4. saneamento: abastecimento de água, tratamento de esgoto, disposição de resíduos (lixo)

  5. segurança operacional e pessoal

  6. comportamento e convívência: conflitos de uso, controle de ruído

  7. direitos do campista como consumidor (campings privados ou públicos).

 

Tipos de Campings

Campings são os locais apropriados para a prática do campismo e estes podem ser de 4 tipos principais.


1. Camping Selvagem

camping icon collection 1 barracaMuito praticado nos parques nacionais norte-americanos, esse é o tipo que menos se pratica no Brasil, uma vez que na maioria dos locais do país não seja mais permitido. Em especial destacamos que em Wlidness Areas (Áreas Selvagens) nos Estados Unidos da América, pertencentes ao sistema de unidades de conservação, em sua maioria permitem camping selvagem.

camping icon collection 1 arvoresApesar das proibições, é fato que locais que já foram muito comuns para camping selvagem, principalmente em áreas litorâneas ou em beira de rios e lagoas, acabam sendo alvos de proibições pelas autoridades, já que se busca uma organização dos espaços públicos.

Nesse tipo, não há infraestrura ou facilidades e todo o equipamento deve ser levado pelo campista e, espera-se que observem regras básicas de mínimo impacto ambientais.


2. Camping Livre

camping icon collection 1 mochilaÉ o campismo praticado em locais que não contam com infraestrutura, mas onde se permite o acampamento. Geralmente ocorre em algumas regiões a beira de rios ou localidades. Neste caso seriam áreas para um acampamento com pouquíssima ou nenhuma infraestrutura. Este tipo de camping era muito comum nos anos 70 e 80.

mpe turistahotel barraca TRANSPCom o divulgação das boas práticas ambientais que, além de se evitar danos ambientais e stress à vida selvagem, os camping devem ter uma infrastrutura mínimo, em especial quanto à saneamento básico.

É comum que moradores em locais de fluxo de turistas em busca da vida ao ar livre improvisem campings que contam com sanitários e chuveiros, assim como, eventualmente, cozinha e lava-pratos.

Camping é o tipo de acomodação turística de menor custo de implementação e manutenção.


3. Camping Organizado

Este é o tipo de camping mais comum e autorizado por municípios, unidades de conservação (parques nacionais, que os campistas mais buscam hoje em dia.

São áreas para a prática do campismo que podem contar com um mínimo de infraestrutura, tais como:

  • administração / gerência / portaria controlada

  • loja de conveniência e/ou souvenirs

  • lanchonete, churrasqueiras, cozinha compartida

  • lavabos, chuveiros e sanitários

  • quadras esportivas e piscinas

  • água potável, energia elétrica e iluminação, lixeiras

  • segurança, cercas

  • regras comportamentais

  • espaços para lavar roupas ou pratos 

  • e, mais recentemente, sinal de internet / wi-fi.

Quanto melhor estruturado e organizado, maior o valor das diárias ou pernoites, por pessoa.


4. Camping para Trailers e Motor-homes

camping trailer landrover jeep
São aqueles que, além de espaços para barracas, aceitam carretas-barraca, motor-homes, trailers e campers, em geral com alguma  infraestrutura e facilidades supra mencionadas.

camping motorhomeVeículo recreativo é o termo comumente utilizado para definir todos os veículos equipados com espaço de convivência e amenidades encontradas em uma residência.

Um veículo do gênero normalmente incluído na cozinha, banheiro e quartos de repouso. No Brasil, são conhecidos como motor-home ou trailer, de acordo com a forma de motorização e de reboque.

 

Qualidade da Hospedagem em Campings 

A qualidade de hospedagem em acampamentos está diretamente relacionada com a infraestrutura e serviços disponíveis para os campistas.

Deve-se considerar o bem-estar básico do turista, que estão diretamente relacionados à salubridade e saúde do viajante, quanto aos aspectos segurança e higiene, mas que deve-se ampliar para o conforto e a privacidade, quando aplicável.

camping overland truck africa TRANSPSabemos que é perfeitamente possível se acampar com qualidade e segurança, sem nenhuma infraestrutura ou serviços disponíveis, nos denominados ‘acampamentos selvagens’, como ocorre regularmente em parques canadenses e norte-americanos (wildness parks), porém tendo em conta a experiência dos campistas ou do(s) guia(s) que conduzem a pessoa ou grupo.

As viagens de aventura na África - overland travels, que utilizam caminhões off road, equipados para longas travessias, é um segmento turistico que utiliza campings ao longo de rotas previamente definidas.

No caso de campings ‘organizados’, em propriedades privadas (cidades, fazendas ou sítios, reservas particulares do patrimônio natural, etc.) ou públicas (unidades de conservação municipais, estaduais ou federais), primeiramente devemos considerar as relações campistas x chuveiros x sanitários, tendo em vista a tabela a seguir apresentada, baseada em experiências e observações do corpo técnico do Instituto EcoBrasil, uma vez que, como mencionamos, a regulamentação e as práticas dos campings brasileiros são difusas, pontuais, sem consenso regional ou nacional.


campings analise facilidades chuveiros wcs fundoWEB

As análises destas relações são ‘acumulativas’ e ‘independentes’, uma vez que um camping pode apresentar uma relação adequada campista : chuveiro mas ser deficiente quanto a campista : sanitários. Além do que deve-se levar em conta a questão da distribuição masculino x feminino, por razões de privacidade, sobretudo em campings que recebam famílias com crianças e adolescentes.

 CC TJ camping Melanie Camp Cape YorkCamping com estrados/decks para barracas, que melhoram o conforto no uso, regularizando o terreno e isolando a umidade do solo.


Bem-estar Básico / Turismo com Segurança e Qualidade

As necessidades do turista podem ser colocadas numa pirâmide que representa as condições que devem ser observadas para a segurança e conforto dos turistas. 

CC TJ piramide bem estar turista fvNa base da pirâmide, de baixo pra cima, estão as coisas mais importantes para o bem-estar do turista. 

Para desfrutar da viagem em seu destino deve ser fácil para o turista “escalar” na pirâmide, conceito  que pode ser visto no artigo Bem-estar Básico do Turista.

  • Bem-estar Básico (segurança, higiene e conforto)

  • Acesso (logística e informação)

  • Qualidade da Experiência do Visitante

  • Consciências Ambiental e Cultural

  • Preço Justo

 

 

 

 

 

Campings / Acampamentos 


Assuntos Relacionados

 

Infraestrutura de Hospedagem