Corridas de Regularidade, também conhecidos como "Enduro a pé" é uma atividade, (ou modalidade esportiva) constituída de provas onde se deve percorrer trilhas pré-estabelecidas em roteiros em forma de planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso.
 

 

As planilhas possuem ilustrações em forma de símbolos que ajudm a identificar o percursos a ser seguido. Esses símbolos representam os obstáculos, podendo também representar o grau de dificuldade do percurso. Os símbolos representam cursos d'água (córregos, lados, rios...), troncos ou árvores caídas, pedras, valas, muros, cercas, mata-bussos, porteiras, etc.
 
A velocidade média em cada trecho é medida em metros por minuto e as distâncias em metros.

Equipamentos
- tênis ou calçados de caminhada ou corrida
- camiseta, shorts, agasalho (frio ou corta-vento/windbreaker)
- bússola
- calculadora
- medidores de passos, digitais ou mecânicos 
- net ou notebooks

É vedado o uso de equipamentos de medir distâncias como canetas laser, ultra-som, trenas, réguas, gps, entre outros.
Proibe-se também o uso de aparelhos de comunicação como celulares, rádio-comunicadores ou similares.

Postos de Controle (PCs)

Para a verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle - também conhecidos como "PCs", que são posicionados estrategicamente ao longo do percurso, operando das seguintes formas:

fiscais e organizadores da prova que registram o horário de passagem da equipe
equipamentos de registro, eletrônicos - chips (pendrive), que identifica a equipe e permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova.
gps para registrar o horário de passagem das equipes em determinados pontos do percurso. 

Os PCs podem ter as seguintes funções, específicas ou em conjunto:

Tempo: registram o horário de passagem da equipe.
Virtual: a equipe deve informar a distância entre uma determinada referência do percurso e o ponto onde se encontra este PC.
Roteiro: verifica se a equipe cumpriu precisamente o trajeto especificado na planilha
Erro: penaliza a equipe que descumprir o percurso informado na planilha 

Equipes

As equipes podem variar de 3 até 6 participantes, que podem desempenhar diferentes funções:

Navegação: interpretação e localização das referências informadas na planilha do percurso, fornecida pela organização.
Cálculo: realização dos cálculos para que a equipe mantenha na velocidade média exigida pela planilha e cronometragem do tempo utlizado para cumprir cada trecho do percurso.
Contagem de passos: determinação da distância percorrida e da velocidade ideal da caminhada, que, junto com calculista, controlar a velocidade das passadas, isto é, a velocidade média. 

Apuração de resultados

A pontuação geralmente é atribuída na forma de pontos cumulativos referentes ao atraso ou adiantamento durante o percurso. 

Também se atribui pontos pelas marcações indevidas de PCs de erro, pela não marcação de PCs de roteiro ou por medida de distância errônea em PCs virtuais. 

A pontuação geralmente é atribuída na forma de pontos cumulativos referentes ao atraso - perde 1 ponto, ou adiantamento - perde 2 pontos, durante o percurso. Vence a equipe que perder menos pontos. No Brasil, geralmente penaliza-se com um ponto a cada segundo atrasado e/ou a cada metro a mais ou a menos medido em PCs virtuais ou dois pontos a cada segundo adiantado. 

Vence a equipe que cumprir com maior regularidade o percurso definido na planilha e no tempo estimado para as velocidades estipuladas, isto é, a equipe que obtiver o mínimo de penalidades.

__________________
Para divulgar


Envie mensagem para: assistente@ecobrasil.org.br